O Brasil vai pedir à empresa sueca Saab, fornecedora dos futuros caças da FAB, que sejam fornecidos alguns aviões enquanto os novos modelos não chegam.
O “tampão” seria um Gripen da geração atual, o modelo C/D. O Brasil anunciou ontem que irá comprar, por US$ 4,5 bilhões, 36 Gripen NG, a nova geração do avião.
O problema é que os aviões só começam a chegar, se o contrato for assinado até o fim de 2014, em algum momento de 2016*. Enquanto isso, o Brasil só terá à sua disposição para defesa aérea antigos caças F-5 modernizados, já que os Mirage-2000 em uso hoje serão desativados no dia 31.
Os Mirage, 12 ao total, já eram uma solução provisória encontrada pela FAB em 2005, quando foram aposentados os antigos Mirage-IIIEBR, com mais de 30 anos de uso. Usados, tiveram sua vida útil esticada ao máximo.
Em 2005, os suecos chegaram a oferecer Gripens usados como “tampão”, então a expectativa é de que o pedido do Brasil seja aceito. Os F-5 terão de ser remanejados para Anápolis, onde fica o GDA (Grupo de Defesa Aérea), responsável por proteger Brasília de ameaças.
FONTE: Folha de São Paulo
COLABOROU: André Sávio Craveiro Bueno
*NOTA DO EDITOR: na verdade, o que o ministro da Defesa afirmou ontem foi um prazo de até 4 anos para a primeira entrega, após a assinatura do contrato (para o qual se prevê até um ano de negociações). Assim, o mais provável seria 2018-2019.
VEJA TAMBÉM:
- FAB poderá voar com Gripen já: Saito discute herança de contrato de leasing
- Vai um seminovo: Saab melhora sua proposta à FAB
- ‘Bom o bastante’: o novo mantra de quem decide as compras de defesa?
- Novo gabinete tcheco tomará decisão final sobre ‘leasing’ do Gripen
- Para conseguir desconto no ‘leasing’ do Gripen, tchecos alegam promover o caça
- Suécia aprova extensão do leasing de caças Gripen para a Hungria
- Saab oferece 16 caças Gripen para o Peru
- Kfir C10: o tampão que não veio (parte III)
- Gripen na Suíça: Departamento de Defesa divulga versão não classificada do acordo-quadro com a Suécia
- Offset do Gripen para a República Tcheca chega a 27,4 bilhões de coroas